Afinal, o que é logística 4.0?
- noticialogistica
- 9 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de fev. de 2022

A influência da indústria 4.0 trouxe a digitalização e automatização de processos por meio de tecnologias que integram dados ricos para a logística.
Com ela é possível criar processos em rede, interligando todos os recursos disponíveis de forma transparente e descentralizada, conseguindo assim previsões e resultados mais assertivos.
A logística 4.0 está dentro desse guarda-chuva da indústria 4.0 que busca tornar as operações inteligentes, otimizadas e com processos mais coesos a partir do uso da tecnologia.
Com o uso de equipamentos já existentes, agora com acréscimo tecnológico, este conceito faz com que o uso dos equipamentos seja monitorado em rede, e assim, de forma integrada, diagnosticar como é possível melhorar o uso dos recursos disponíveis nesse ecossistema.
Este movimento inclui também a transferência de tomadas de decisões operacionais dos recursos humanos para os recursos tecnológicos, permitindo assim mais tempo para as pessoas atuarem como vetores de inovação e não apenas repetidoras.
A Zetes, empresa de consultoria, realizou uma pesquisa no ano de 2017 pela Europa e África do Sul, e publicou um material falando sobre alguns índices referentes à indústria 4.0. Para se ter uma ideia, 68% dos entrevistados participantes dos processos de manufatura não têm informações suficientes para tomar sua decisão.
Essa taxa alta é compreensível se analisarmos o contexto geral onde as cadeias de suprimento estão mais complexas, e com isso perde-se partes dos processos, comprometendo a visibilidade e a transparência. A logística 4.0 também atua nesse sentido, de inserir ferramentas capazes de tornar todo o processo mais transparente e fácil de compreender, e assim, as decisões tomadas são mais assertivas.
Alguns dos benefícios desse novo modelo de gestão é ter acesso às informações rapidamente e com taxas de assertividade altas, o que auxilia o tomador de decisão no desenvolvimentos de ações pontuais e melhorias na operação.
Já para o cliente, é listado mais qualidade, confiança, flexibilidade na entrega, melhorando também o relacionamento da empresa com esses públicos.
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